desmembramento da Imtec, representante, no Brasil, dos guindastes e empilhadeiras da norte-americana Silent Hoist & Crane. Seu primeiro produto foi o guindaste mecânico de lança fixa sobre pneus Karri-Go; lançado com índice de nacionalização de 30%, tinha capacidade de 4,5 t e era tracionado por motor Willys a gasolina, com 2.638 cm3 e 90 cv, acoplado a câmbio de quatro marchas com reversão. Em 1963, já denominado “modelo BCD”, atingia 95% de conteúdo nacional.
O guindaste com lança giratória Krane Kar foi apresentado em 1961. Dispondo de lança telescópica móvel com giro de 180°, foi disponibilizado em duas versões: AX (para 5,7 t) e AY (9,1 t). Ambos tinham motor a gasolina Chevrolet de 96 cv ou diesel Mercedes-Benz de 89 cv e câmbio com caixa de reversão, proporcionando quatro marchas para a frente e quatro para ré. A partir de 1965 o guindaste recebeu opção de acionamento hidráulico da lança telescópica, permitindo ampliar o alcance para até 5,5 m (no caso do modelo AX) ou 9,0 m (para AY).
Equipamentos de concepção simples e fácil manutenção (eram, basicamente, chassis tipo caminhão invertidos, com eixo de transmissão de rodado duplo à frente e eixo direcional com bitola estreita atrás), Karri-Go e Krane Kar tiveram boa acolhida de mercado e venderam quase 400 unidades até 1967.
Em 1969 o Krane Kar AY recebeu uma variante com bitola traseira larga e maior estabilidade, a partir da qual foi preparada a primeira (e única) empilhadeira nacional da CNG, a Liftruk FK-8, para 8 t e altura máxima de elevação (com acessório opcional) de 5,3 m. Eram dois os motores oferecidos: Chevrolet a gasolina (agora com 110 cv) e diesel Perkins (100 cv). Todos os veículos CNG eram fabricados sob licença da Silent Hoist, que suspendeu as atividades em 1990. Bem antes disso, porém, no início de 1975, tornou-se subsidiária do grupo norte-americano Dresser (que meses depois também assumiria o controle da Huber-Warco brasileira).
Os laços da CNG com a Dresser nasceram em 1974, com o lançamento em março, pela primeira, da versão nacionalizada de uma grua hidráulica marca Galion, fabricante de equipamentos recém adquirido pela Dresser nos EUA. O modelo escolhido foi o 150A, com capacidade para 13,7 t. Equipado com motor Mercedes-Benz de 135 cv e dotado de lança telescópica hidráulica com quatro seções, alcance de 18,3 m e rotação de 360o em qualquer direção, era veículo radicalmente mais moderno do que os rústicos produtos tradicionalmente produzidos pela CNG.
Em função, contudo, da simplicidade de manutenção e do custo incomparavelmente mais baixo do Karri-Go e Krane Kar, ambos permaneceram em produção por mais alguns anos – Karri-Go pelo menos até o final de 1975, quando a marca CNG foi descontinuada, e Krane Kar AY (então já denominado 9 TM) até 1980.
Fonte das informações: Site Lexicar Brasil
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José Roberto Waikamp
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