Munck ou Guindauto é um equipamento com sistema
hidráulico paramovimentação, içamento, remoção de equipamentos e máquinas
industriais e de construção
civil.
O caminhão Munck possui um braço hidráulico telescópico
e é usado para cargas e
descargas em geral de
máquinas ou materiais que possam ser amarrados e içados. Hoje em dia os modelos
mais comuns alcançam em torno de 18 a 25 metros de altura e tem capacidade para
até 60 toneladas. A maioria dos Muncks possui carroceria o que permite
carregar, transportar e descarregar. Possuem também estabilizadores mais
conhecidos como patola onde evita do veiculo tombar num içamento. Para içamento
das peças normalmente são usadas cintas especiais para içamento de cargas,
cabos de aço ou correntes. Como qualquer equipamento de guindar a capacidade de
carga do Munck diminui
conforme aumenta a distancia do material que ele está içando, para isso, estes
equipamentos possuem um gráfico
de carga.
Originalmente,
os caminhões apenas transportavam suas mercadorias. Outros equipamentos eram
necessários para colocar as mercadorias sobre os caminhões. Alguém teve a ideia
de colocar um guindaste entre a cabine e a carroceria de um
caminhão para que ele mesmo colocasse a carga sobre si. Segundo um manual da
empresa MunckS.A. Equipamentos Industriais, esta
ideia foi dela. Ela deu a este equipamento o nome de Guindauto. Os guindautos eram pintados na cor laranja, e neles
sobressaía o logo Munckescrito em uma placa de fundo azul
escuro. O nome Munck vem do nome do proprietário da empresa
- Tore Albert Munck, que
trouxe os projetos de seu país natal, a Noruega. Foi um produto pioneiro e a
palavra Munck passou a designar guindaste sobre caminhão, de
forma que, hoje, existem "Muncks" de outras marcas, assim como
existem copiadoras que não são da marca XEROX. Os profissionais da construção
civil e de transportes pesados
conhecem bem este nome, que define os guindautos,
equipamentos com sistema hidráulico para movimentação, içamento, remoção de equipamentos e máquinas sobre Caminhões.
Tore
Albert Munck nasceu na Noruega em 1926, filho do
também engenheiro e empresário norueguês Sverre Munck, fundador da MunckCranes, empresa com foco
na fabricação de pontes
rolantes com subsidiarias
ainda em funcionamento na Noruega, Suécia, Bélgica, Estados Unidos e Canadá,
não pertencentes mais a família Munck.
Para os
moradores da Cidade Cotia no Estado de São Paulo, Munck remete para as empresas Munck, que por mais de 30 anos
empregaram milhares de trabalhadores até fechar as portas no inicio dos anos
90.Tanto o guindaste como a empresa com sede em Cotia,
foram criados pelo engenheiro norueguês Tore Albert Munck, que chegou na cidade em
1959 e aqui construiu seu Grupo, constituiu família, se naturalizou brasileiro
e gerou empregos.
O Grupo Munck que por mais de 30 anos foi o maior
fabricante de guindastes da
América Latina e que abriu seu capital no Brasil, era formado por uma fundição
e quatro companhias dedicadas a fabricação de guindastes
e máquinas. Uma unidade estava localizada no Paraná e quatro em São Paulo,
sendo três em Cotia. Uma das empresas era no km 20 da Rodovia Raposo Tavares
próximo a Avon, onde hoje está o pátio de uma empresa de leilões de carros, em
Cotia. As outras empresas estavam no Parque São George ocupado atualmente pela
Impsat, outra no Jardim São Vicente, onde hoje está Tecnoestamp e finalmente no
km 30 da Raposo Tavares, instalações que foram ocupadas pela Movicarga. O Grupo
chegou a ter subsidiárias na Argentina e México.
A
Fundação Munck foi criada em 1969 para atender
moradores da cidade com cursos de especialização e funcionou até o encerramento
das atividades da Grupo Munck.
O prédio da fundação hoje é ocupado pelo Colégio Desafio.
Tore
Albert Munck virou nome de rua em Cotia, uma
alameda no Jardim Leonor, região central da cidade. O conjunto habitacional que
se localiza atrás da antiga sede do Grupo no KM 20 da Raposo Tavares hoje se
chama Cohab Munck e a escola da região passou a se
chamar EMEF VILA Munck.
Toda a
história de Munck e suas empresas será relembrada no
museu que está sendo criado na primeira casa construída por ele, na região da
Estrada da Capuava, altura do km 26 da Raposo Tavares, divisa entre Cotia e
Embu das Artes. A casa, construída por ele mesmo, na década de 60, está onde
hoje é o residencial Vintage, da EPC Empreendimentos Imobiliários e será
transformada no Museu Munck.
Curiosidades: