História do Munck no Brasil

  Munck ou Guindauto é um equipamento com sistema hidráulico paramovimentação, içamento, remoção de equipamentos e máquinas industriais e de construção civil.
O caminhão Munck possui um braço hidráulico telescópico e é usado para cargas e descargas em geral de máquinas ou materiais que possam ser amarrados e içados. Hoje em dia os modelos mais comuns alcançam em torno de 18 a 25 metros de altura e tem capacidade para até 60 toneladas. A maioria dos Muncks possui carroceria o que permite carregar, transportar e descarregar. Possuem também estabilizadores mais conhecidos como patola onde evita do veiculo tombar num içamento. Para içamento das peças normalmente são usadas cintas especiais para içamento de cargas, cabos de aço ou correntes. Como qualquer equipamento de guindar a capacidade de carga do Munck diminui conforme aumenta a distancia do material que ele está içando, para isso, estes equipamentos possuem um gráfico de carga.
Originalmente, os caminhões apenas transportavam suas mercadorias. Outros equipamentos eram necessários para colocar as mercadorias sobre os caminhões. Alguém teve a ideia de colocar um guindaste entre a cabine e a carroceria de um caminhão para que ele mesmo colocasse a carga sobre si. Segundo um manual da empresa MunckS.A. Equipamentos Industriais, esta ideia foi dela. Ela deu a este equipamento o nome de Guindauto. Os guindautos eram pintados na cor laranja, e neles sobressaía o logo Munckescrito em uma placa de fundo azul escuro. O nome Munck vem do nome do proprietário da empresa - Tore Albert Munck, que trouxe os projetos de seu país natal, a Noruega. Foi um produto pioneiro e a palavra Munck passou a designar guindaste sobre caminhão, de forma que, hoje, existem "Muncks" de outras marcas, assim como existem copiadoras que não são da marca XEROX. Os profissionais da construção civil e de transportes pesados conhecem bem este nome, que define os guindautos, equipamentos com sistema hidráulico para movimentação, içamento, remoção de equipamentos e máquinas sobre Caminhões.
O nome Munck gerou inclusive derivações populares como o nome "Munck" associado a força nos braços.
Tore Albert Munck nasceu na Noruega em 1926, filho do também engenheiro e empresário norueguês Sverre Munck, fundador da MunckCranes, empresa com foco na fabricação de pontes rolantes com subsidiarias ainda em funcionamento na Noruega, Suécia, Bélgica, Estados Unidos e Canadá, não pertencentes mais a família Munck.
Para os moradores da Cidade Cotia no Estado de São Paulo, Munck remete para as empresas Munck, que por mais de 30 anos empregaram milhares de trabalhadores até fechar as portas no inicio dos anos 90.Tanto o guindaste como a empresa com sede em Cotia, foram criados pelo engenheiro norueguês Tore Albert Munck, que chegou na cidade em 1959 e aqui construiu seu Grupo, constituiu família, se naturalizou brasileiro e gerou empregos.
O Grupo Munck que por mais de 30 anos foi o maior fabricante de guindastes da América Latina e que abriu seu capital no Brasil, era formado por uma fundição e quatro companhias dedicadas a fabricação de guindastes e máquinas. Uma unidade estava localizada no Paraná e quatro em São Paulo, sendo três em Cotia. Uma das empresas era no km 20 da Rodovia Raposo Tavares próximo a Avon, onde hoje está o pátio de uma empresa de leilões de carros, em Cotia. As outras empresas estavam no Parque São George ocupado atualmente pela Impsat, outra no Jardim São Vicente, onde hoje está Tecnoestamp e finalmente no km 30 da Raposo Tavares, instalações que foram ocupadas pela Movicarga. O Grupo chegou a ter subsidiárias na Argentina e México.
A Fundação Munck foi criada em 1969 para atender moradores da cidade com cursos de especialização e funcionou até o encerramento das atividades da Grupo Munck. O prédio da fundação hoje é ocupado pelo Colégio Desafio.
Tore Albert Munck virou nome de rua em Cotia, uma alameda no Jardim Leonor, região central da cidade. O conjunto habitacional que se localiza atrás da antiga sede do Grupo no KM 20 da Raposo Tavares hoje se chama Cohab Munck e a escola da região passou a se chamar EMEF VILA  Munck.
Toda a história de Munck e suas empresas será relembrada no museu que está sendo criado na primeira casa construída por ele, na região da Estrada da Capuava, altura do km 26 da Raposo Tavares, divisa entre Cotia e Embu das Artes. A casa, construída por ele mesmo, na década de 60, está onde hoje é o residencial Vintage, da EPC Empreendimentos Imobiliários e será transformada no Museu Munck.

Curiosidades:

Tore Albert Munck é trineto do poeta norueguês Joham Storm Munch e também parente do pintor norueguês Edvard Munch cuja a obra mais famosa foi " O Grito ". Durante a Segunda Guerra Mundial e a invasão sobre a Noruega, seu pai Sverre Munck mudou seu sobrenome de Munch para Munck.